Higiene bucal em atletas

Quando procurar um Especialista em Odontologia do Esporte?
28 de março de 2017
PROTETORES BUCAIS
24 de abril de 2017

Higiene bucal em atletas

Para um atleta, a ingestão de isotônicos, géis de carboidrato e suplementos é de grande importância para a reposição de água e sais minerais perdidos durante o treino. Assim como a ingestão de grande quantidade de calorias (divididas em várias refeições),  para a reposição de nutrientes e estoque de energia.

O problema é que, ao serem ingeridos, esses produtos e refeições compostos por CARBOIDRATOS/AÇÚCARES, ficam retidos nas reentrâncias dentárias e língua.

Para agravar a situação, o exercício intenso ainda causa diminuição do fluxo salivar – sensação de BOCA SECA – , deixando deficiente a função de LIMPEZA da saliva e a cavidade bucal altamente ÁCIDA. Assim, se tornam grandes as chances de desenvolvimento de CÁRIE, EROSÕES (que causam sensibilidade dentária) e outras INFECÇÕES BUCAIS.

Por isso atleta e amador esportivo, tenha sempre consigo o seu kit milagroso de escova+creme dental+fio dental para realizar a sua HIGIENE BUCAL no PÓS-TREINO e APÓS AS REFEIÇÕES com capricho! Assim você mantém saudável a sua mastigação e garante a sua ingestão de calorias diárias para uma boa performance nos treinos e competições!

 

Autora: Juliana Órsia.

 

Referências:

“Acidic diet and dental erosion among athletes”, Australian Dental Journal, 2002.

“Elite Athletes and Oral Health”, University of Otago, Oral Sciences, New Zealand, 2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *