Protetor Bucal Esportivo “Novos Conceitos”

PROTETORES BUCAIS
24 de abril de 2017
Protetores personalizados são todos iguais?
6 de setembro de 2017

Protetor Bucal Esportivo “Novos Conceitos”

protetor-bucal-esportivo-novos-conceitos-sportsdental-odontologia-do-esporte-curitiba2

A literatura atual traz diferentes funções para os protetores bucais na prática esportiva. Para quem acreditava que a principal função destes dispositivos era a proteção dos dentes você pode estar enganado. Além da proteção dos dentes os protetores protegem as gengivas e a nossa articulação e muitos autores consideram está a sua principal função. Você pode estar curioso sobre este novo modelo de protetor comparado ao protetor convencional.

protetor-bucal-esportivo-novos-conceitos

O protetor da esquerda (branco) é um protetor convencional que abrange todos as características e funções que foram citadas anteriormente. Já o protetor a sua direita (azul) apresenta um design diferente e a sua função é proteger o atleta dos apertamentos realizados entre os dentes durante a prática esportiva.  Muitos corredores, jogadores de tênis, praticantes do atual CROSSFIT desenvolvem dores de cabeça pela contração da musculatura do rosto durante a prática destas modalidades. Isso acontece porque para realizar essas atividades contraímos um conjunto de cadeias musculares, entre essas cadeias vários músculos do nosso rosto e pescoço são ativados. O trabalho contínuo dessa musculatura gera uma fadiga que pode desenvolver desde uma dor de cabeça durante e após o treino como futuros problemas na articulação da nossa boca. Participei de uma pesquisa que foi publicada recentemente que demonstrou que se o protetor bucal for confeccionado com algumas características específicas ele pode diminuir e “relaxar” esses músculos durante a prática de qualquer atividade física. Vou deixar o link para quem quiser se aprofundar no assunto: clique aqui.

Este novo design de protetor basicamente foi desenvolvido para promover o relaxamento dos músculos da face, diminuindo o apertamento e suas consequências que além das dores de cabeça e problemas articulares diminuem os desgastes dos dentes. Lembrem apenas que este modelo de protetor apresenta estas funções específicas e se você busca além destas funções a proteção contra forças externas de impacto o protetor convencional é mais indicado. O protetor convencional que eu indico é o confeccionado em cima do modelo do atleta e também deve apesentar as características entre os dentes deste novo modelo. Agora vou colocar uma sequência de imagens para você observar no modelo a correta relação entre os dentes superiores e inferiores que o protetor deve apresentar.

Autor: Eli Luís Namba

protetor-bucal-esportivo-novos-conceitos2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *