PortugueseSpanish
PortugueseSpanish

No dia 14 de outubro de 2014 às 15h10min (horário de Brasília) na terceira Assembleia de Especialidades Odontológicas (ANEO), realizada na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) em São Paulo, foi aprovada como nova especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO): a Odontologia do Esporte no Brasil. O momento histórico registrou-se na descrição acima, mas o sonho é muito mais antigo. A homenagem ao reconhecimento da especialidade vai ao PAI da Odontologia do Esporte no BRASIL ao senhor Mário Hermes Trigo de Loureiro (em memória) ou simplesmente Doutor Mário Trigo como era conhecido. O doutor Mário Trigo participou da história da seleção brasileira nas copas do mundo, sendo bicampeão mundial (1958,1962) e sua preocupação era que o foco dentário poderia ser responsável por debilitar a saúde do atleta, em 1958 dos 33 atletas da seleção ele removeu 118 dentes. O doutor Mário Trigo sempre de bom humor e muito carismático foi considerado um verdadeiro Talismã dentro da seleção. Em busca de suas imagens sempre encontramos ele sorrindo e não existe representação maior da Odontologia que o nosso sorriso. Infelizmente ele não pode acompanhar esta vitória da Odontologia do Esporte em vida, mas não deixou de ser nosso talismã também na defesa desta especialidade. A sua história não ficou apenas em nossas memórias ela se perpetuou e gerou muitos frutos. O exemplo de sua paixão pela odontologia e pelo esporte levou muitos profissionais a se aprofundarem nesta nova área que estava surgindo. Um começo com muitas suposições e pouca ciência onde aos poucos estes parâmetros foram se invertendo.

No Brasil entidades e associações foram formadas e aqui não vou nomeá-las para não ser injusto com nenhuma delas sendo que todas foram extremamente importantes no desenvolvimento da especialidade. No dia 29 de setembro de 2012 um grupo de Dentistas que estavam ligados de alguma forma com a Odontologia do Esporte se reuniu na cidade do Rio de Janeiro para formar a Academia Brasileira de Odontologia do Esporte (ABROE) com o propósito fortalecer e ajudar no reconhecimento da especialidade pelo CFO. Foram se somando cada vez mais profissionais na luta e a academia foi responsável pela organização de 4 simpósios antes da ANEO para demonstrar as justificativas científicas que sustentavam a nova área. Em muitos conselhos regionais de odontologia (CROs), já estavam estabelecidas várias comissões de Odontologia do Esporte responsáveis por disseminar sua importância. Antes da ANEO os CROs organizaram as pré ANEOS onde as novas especialidades poderiam apresentar sua defesa para que a proposta chegasse a assembleia nacional. Dos 27 conselhos regionais, 10 defenderam a odontologia do esporte sendo nove como especialidade e uma como habilitação e em todas as defesas tivemos êxito na sua aprovação, no restante dos conselhos não foi apresentado propostas. Enfim as propostas foram encaminhadas e agora era oficial, na ANEO a odontologia do Esporte seria defendida.

No dia 13 de outubro na abertura da ANEO duas excelentes palestras foram ministradas, uma sobre o estágio atual da pós-graduação em odontologia onde a professora doutora Roseana de Almeida Freitas enfatizava a importância da atuação interdisciplinar e na segunda a professora doutora Maria Celeste Morita abordou as áreas e abrangências de suas especialidades enfatizando os novos desafios destas novas áreas que estavam por surgir. O recado estava dado e a odontologia do esporte estava tranquila, pois no que foi colocado se enquadrávamos nas expertises e nos desafios propostos. No período da tarde os trabalhos começaram, com um total de 620 inscritos fomos divididos aleatoriamente em 4 salas de reuniões. As preocupações começavam, será que teríamos algum representante da odontologia do esporte em cada sala? Após a distribuição veio a grata surpresa em todas as salas pelo menos um ou mais membros da academia estavam presentes. Todos os participantes poderiam defender a favor ou contra a especialidade, a defesa não estava restrita somente aos nossos membros. No primeiro dia da reunião nosso assunto não foi contemplado e ficou para a próxima manhã.

Noite difícil para dormir, reuniões e muitas conversas via whatsapp, email e celular. O grupo criou um folder para maior conhecimento sobre a área, mas a defesa pessoal era mais importante. Chegou o nosso momento, a primeira defesa era na habilitação, solicitada por apenas um dos CROs e onde os próprios solicitantes não compareceram para defender. Os representantes da academia e os que acreditavam na área iniciaram a arguição. Éramos unanimes que as justificativas e sustentação científica eram suficientes para aprovação da nova especialidade, mas como a habilitação estava em pauta ela foi defendida, e obtivemos o apoio a favor em três salas e contra em uma. O grande momento se aproximava enfim a defesa de nossa tão sonhada especialidade que entrava na continuação da pauta da reunião. Uma a uma foi sendo apresentada e em todas as salas fomos contemplados com a vitória, sentimento de missão cumprida. Ainda assim a ansiedade e nervosismo tomava conta de todos, no cronograma era no período da tarde na plenária final que o resultado seria apresentado. Nada estava definido será que passaríamos por mais uma defesa? Os representantes se reuniram previamente e decidiram que respeitariam os resultados de unanimidade das salas a favor ou contra, e o que estivesse dividido novamente iria para discussão. E assim começaram a divulgar o que já estava estabelecido. O grupo estava unido em um misto de felicidade, ansiedade e agonia aguardando o pronunciamento do resultado. Era o trabalho de uma vida para todos, alguns presentes em corpo, outros presentes em alma e o restante presentes em coração. Anunciaram a primeira nova especialidade reconhecida e o silêncio pairava na assembleia, estava chegando a nossa hora, vibramos, não vibramos era nossa única indecisão. Começa o anúncio e ai ninguém conseguiu nos segurar, eram gritos que mais lembravam a comemoração de um gol em estádio lotado sendo comemorado com todos os pré-requisitos, literalmente. A alegria se misturavam as lágrimas, era o nosso momento, valeu a pena e faríamos tudo de novo se fosse preciso.

Agora para terminar gostaria de nomear todos os responsáveis pelo reconhecimento da especialidade: VOCÊ aluno, professor que pesquisou e ajudou a fundamentar a importância da odontologia do esporte, VOCÊ que militou e disseminou os conhecimentos a favor da área, VOCÊ que ao atender um atleta, o fez sabendo a importância do atendimento, VOCÊ atleta que confiou nesta nova área e VOCÊ que simplesmente ama a odontologia e sabe que o ganho não é da nova especialidade e sim da nossa classe.

Obrigado ao PAI da Odontologia do Esporte no Brasil, Doutor Mário Trigo por jogar a semente, e agora pelo reconhecimento de um de seus frutos e de muitos outros que estão por vir.

Eli Luis Namba

ODONTOLOGIA DEL SUEÑO
Una buena calidad del sueño es indispensable para el buen rendimiento de los deportistas. La odontología del sueño es un área que trabaja en el diagnóstico y tratamiento de las condiciones de salud oral que pueden afectar al sueño. En este curso, trataremos en detalle lo que el odontólogo necesita saber sobre el sueño, así como los conceptos de los trastornos del sueño, lo que le permitirá realizar intervenciones para mejorar la calidad del sueño y, en consecuencia, el rendimiento de su paciente deportista.
DR. PAULO CUNALI
DR. MARCO TÚLIO
INTRODUCCIÓN EN ODONTOLOGIA DEL DEPORTE
En este curso, el Dr. Eli Namba, es una referencia en el área de la Odontología Deportiva y le introducirá en una nueva y prometedora especialidad de la odontología. En él podrás conocer las principales particularidades que te puedes encontrar a la hora de atender a deportistas en su consulta, además de profundizar en la multidisciplinariedad que aporta la Odontología Deportiva con el resto de especialidades de la odontología y las ciencias del deporte.
DR. ELI NAMBA
DTM – DISFUNCIÓN TEMPORO-MANDIBULAR
Debido a la alta prevalencia de apretamiento y bruxismo en los atletas, además de la ansiedad y el estrés de la rutina de las competiciones, la disfunción temporomandibular es una condición muy común en los pacientes atletas. En este curso, el profesor Dr. Daniel Bonotto, especialista en TMD y dolor oro facial, abordará los principales conceptos de TMD, además de los aspectos específicos que debe conocer para atender a estos pacientes en su consulta.
DR. DANIEL BONOTTO
CONFECCIÓN DE PROTECTORES BUCALES
Los protectores bucales deportivos son esenciales para los atletas profesionales, principiantes y practicantes de actividad física que se dedican a la práctica deportiva, especialmente para los deportes de contacto, ya que ayudan a prevenir los traumatismos orofaciales. Aquí aprenderá de forma completa cómo fabricar este increíble dispositivo, que ayudará enormemente a su paciente atleta en los entrenamientos diarios y en las competiciones. Con el Dr. Eli Namba, podrá aprender desde el moldeado, hasta la personalización y la higiene de los protectores bucales.
DR. ELI NAMBA
BOT – BRACKTLESS ORTHODONTIC TREATMENT
La técnica BOT (bracktless orthodontics treatment) surgió en Italia junto con la necesidad de realizar tratamientos de ortodoncia fija más estéticos, sin el uso de brackets. Además de la estética, la técnica ofrece otras ventajas interesantes para el paciente: no interfiere en la dicción y es más fácil de limpiar, entre otros beneficios que podrás comprobar durante el curso. El curso es impartido por el Dr. Ary Nunes, pionero de la técnica BOT aquí en Brasil.
dr. ary nunes
ODONTOLOGIA DO SONO
Uma boa qualidade de sono é indispensável para o bom desempenho dos atletas. A Odontologia do Sono é uma área que atua no diagnóstico e tratamento de condições da saúde bucal que podem afetar o sono. Neste curso, iremos abordar detalhadamente o que o dentista precisa saber sobre o sono, além dos conceitos dos distúrbios de sono, habilitando você para realizar intervenções a fim de melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, a performance do seu paciente atleta.
DR. PAULO CUNALI
DR. MARCO TÚLIO
INTRODUÇÃO EM ODONTOLOGIA DO ESPORTE
Nesse curso, o Dr. Eli Namba, referência na área de Odontologia do Esporte, vai te apresentar uma nova e promissora especialidade da Odontologia. Nele você irá conhecer as principais particularidades que pode encontrar ao atender atletas em seu consultório, além de se aprofundar na multidisciplinaridade que a Odontologia do Esporte trás com todas as outras especialidades da Odontologia e com as ciências do esporte.
DR. ELI NAMBA
DTM – DISFUNÇÃO TEMPORO-MADIBULAR
Por conta da alta prevalência de apertamento e bruxismo em atletas, além da ansiedade e estresse da rotina de competições, a disfunção temporomandibular é uma condição muito comum em pacientes atletas. Nesse curso, o Professor Dr. Daniel Bonotto, especialista em DTM e dor orofacial, irá abordar os principais conceitos da DTM, além das especificidades que você precisa saber para atender esses pacientes em seu consultório.
DR. DANIEL BONOTTO
CONFECÇÃO DE PROTETORES BUCAIS
Os protetores bucais esportivos são essenciais para atletas profissionais, amadores e praticantes de atividades físicas que se dedicam à prática esportiva, principalmente para esportes de contato, auxiliando na prevenção de traumas orofaciais. Aqui, você aprenderá de maneira completa como confeccionar esse dispositivo incrível, que vai ajudar muito o seu paciente atleta no dia-a-dia de treinos e competições. Com o Dr. Eli Namba, você vai poder aprender desde a moldagem, até a personalização e higienização dos protetores bucais.
DR. ELI NAMBA
BOT – BRACKTLESS ORTHODONTIC TREATMENT
A técnica BOT (bracktless orthodontics treatment) surgiu na Itália juntamente com a necessidade de realizar tratamentos ortodônticos fixos mais estéticos, sem a utilização de brackets. A técnica oferece além de estética, outras vantagens interessantes para o paciente: não atrapalha sua dicção e fornece maior facilidade para higienização, entre outros benefícios que você irá acompanhar durante o curso. O Curso é ministrado pelo Dr. Ary Nunes, pioneiro na técnica BOT aqui no Brasil.
dr. ary nunes
Ricardo Cunha
Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), especializado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (RJ) (2003), mestrado em fisiologia da performance pela Universidade Federal do Paraná (2008). Doutorado em biotecnologia na saúde no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (2011). Pós doutorando (2022 – 2024) no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) no Laboratório de Bioquímica do Exercício em Saúde (BioEx). Membro do comitê ENADE de elaboração das questões específicas do curso de Educação Física entre (2012 – 2014). Atualmente professor da Universidade Positivo nos cursos de Educação Física (presencial e semipresencial), Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia (semi-presencial), professor e coordenador na especialização nos curso de Biomecânica e Fisiologia (Faculdade Inspirar), professor nos cursos de especialização em Odontologia Desportiva e Nutrição esportiva. Tem experiência na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Exercício físico e variáveis bioquímicas, exercício físico relacionado a terapia celular (células-tronco) e plasma rico em plaquetas (PRP) no Trauma Raquimedular, no Infarto do Miocárdio, Lesão muscular e tendinosa na regeneração tecidual. Atualmente, é membro do Laboratório de Bioquímica do Exercício em Saúde (BioEx) desenvolvendo pesquisa com mecanismos REDOX e Doença de Parkinson.
Cristal Fernandez
Doutora em Odontologia UNICSUL (SP), Mestre em Clínica Odontológica (EBMSP), Especialista em Prótese Dentária, Especialista em Dentística e Especialista em Odontologia do Esporte. Professora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Coordenadora e Professora do Curso de Especialização e Atualização em Dentística do Instituto PRIME, Coordenadora e Professora do Curso de Especialização em Odontologia do Esporte (Sports Dental – Curitiba)
Daniel Bonotto
É Doutor em Odontologia pela PUCPR (2013), Mestre em Ciências da Saúde pela PUCPR (2010), Especialista em DTM e Dor Orofacial pela Universidade Federal do Paraná (2005). Tem experiência na área de DTM e Dor Orofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Viscossuplementação das ATM, Protocolos não invasivos para controle de DTM, Alterações funcionais sobre desenvolvimento articular, Cefaléia e DTM e Odontologia do esporte. Atualmente é professor adjunto do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná e Coordenador do curso de Especialização em DTM e Dor Orofacial da UFPR.
Marco Tulio Bocanegra
Cirurgião Dentista formado pela Universidade de Guadalajara, certificado em Odontologia Cosmética e Estética Dentária, especialista e pioneiro no México em Odontologia Esportiva. Fundador da Black Mouthguards, palestrante da Keystone Industries na América Latina, Speaker da Vamasa. Professor da pós-graduação em Odontologia do Esporte na Sports Dental Academy no Brasil, palestrante Internacional em Odontologia do Esporte, membro da ASD, ABROE, CLOD, EA4SD e DTG.
Ary Ferreira
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Residência em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares no Hospital do Exército em Recife. Especialista em ortodontia pela UNIGRANRIO-RJ. Mestre em Ortodontia pela UNIARARAS – SP. Especializando em Odontologia do Esporte – ABO- RS. Membro da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial. Membro da Academia Brasileira de Odontologia do Esporte. Diretor da AN Odonto. Coordenador de Saúde Bucal do Santa Cruz Futebol Clube – Recife – PE. Palestrante de Ortodontia e Odontologia do Esporte. Professor do Curso de Pós-Graduação em Ortodontia – CPGO/FACSETE – Recife – PE. Invisalign Doctor.
Eduardo Morais
Doutor em Odontologia com ênfase em Dentística Restauradora (PUC-PR) Mestre em Odontologia Clínica (UP) Especialista em Prótese Dentária (UFPR) Especialista em Saúde Coletiva (UP) Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM-DOF – UFPR) Professor de Prótese Fixa e Clínica Integrada – Universidade Federal do Paraná – UFPR Professor da Especialização em Prótese Dentária – UFPR Professor da Especialização em Prótese Dentária – ABO-PR Professor convidado de cursos de Especialização em Implantodontia – SL MANDIC e UFPR Palestrante e Consultor Atuação em Consultório Particular desde 2003 – Prime Odontologia Especializada Idealizador do canal Pocket Prótese – Cursos e dicas online.
Luciana Signorini
Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia quando foi membro do Programa de Educação Tutorial – PET. Mestre em CiêncaPossui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (2000), doutorado em Ciências da Saúde pela PUC-PR (2008) e pós-doutorado em Odontologia pela PUC-PR e Universidade do Porto – Portugal (2010). Atualmente é professora do curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial da Universidade Positivo, e Cirurgia Buco Maxilo Facial dos Hospitais Vitória, Nossa Senhora das Graças, Marcelino Champagnat, INC e Nossa Senhora do Rocio, e atua na a área de Cirurgia Bucomaxilofacial em consultório particular (Signorini Odontologia) em Curitiba. Tenho experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia ortognática, cirurgia da ATM, artroscopia da ATM.ias Odontológicas pela USP-SP. Doutoranda em Dentistica USP-SP. Membro do núcleo de pesquisa, ensino e extensão de Lesão Cervical Não Cariosa e Hipersensibilidade Dentinária – LCNC FOUFU, e também membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Clínica – HD (Gpec-HD USP)
Andrea Tolentino
Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia quando foi membro do Programa de Educação Tutorial – PET. Mestre em Ciências Odontológicas pela USP-SP. Doutoranda em Dentistica USP-SP. Membro do núcleo de pesquisa, ensino e extensão de Lesão Cervical Não Cariosa e Hipersensibilidade Dentinária – LCNC FOUFU, e também membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Clínica – HD (Gpec-HD USP)