PortugueseSpanish
PortugueseSpanish

Quando pensamos em atletas e esportistas em geral, conseguimos imaginar uma lista de atitudes que acompanham o preparo físico de cada um deles. Dietas controladas e saudáveis, treinos frequentes e muita preocupação com a saúde do corpo. Tudo isso importa, claro, mas os cuidados não devem parar aí. O que muita gente não sabe é que a saúde bucal também demanda muita atenção.

“Mas o que os dentes têm a ver com esporte?”, você deve estar se perguntando. Bem, a resposta é: tudo. Problemas bucais como infecções e traumas podem afetar o desempenho dos atletas.

“A prevenção e o tratamento dentário são muito importantes para o atleta. Isso porque doenças que afetam o organismo, de uma forma geral, podem ter origem em infecções bucais. Atletas, profissionais ou amadores, exigem muito do corpo, mais do que uma pessoa normal. Então, estão sujeitos a muitos riscos”, afirma o cirurgião dentista Robson Bastos (CRO-SP 38879), especialista em Odontologia do Esporte e diretor de relações institucionais e novos negócios da Sociedade Brasileira de Odontologia do Exercício e do Esporte (SBOEE).

Atletas desenvolvem cárie com mais frequência por conta de dietas e de suplementos ricos em sacarose

Além de ser a porta de entrada para algumas doenças, a cavidade bucal tem um grande impacto no equilíbrio muscular geral do atleta. Por isso, problemas aparentemente inofensivos, como a má oclusão, também podem prejudicar o rendimento esportivo.

“O desencaixe dos dentes, que caracteriza a má oclusão, pode estimular a projeção do pescoço do atleta, afetando a cadeia de músculos superiores. Isso altera toda a postura, prejudicando outros músculos também”, explica o cirurgião dentista Eli Luis Namba (CRO-PR 15743), presidente da Comissão Científica da Academia Brasileira de Odontologia do Esporte (ABROE).

Conversamos com os dois especialistas a respeito dos problemas bucais mais recorrentes em atletas e de que forma eles podem prejudicar o rendimento esportivo. Veja lista completa abaixo:

Respiração bucal

Em atividades aeróbicas, como corrida ou natação, uma boa troca respiratória é fundamental para o sucesso. A respiração se dá por dois movimentos distintos: a inspiração, quando o ar entra pelas fossas nasais; e a expiração, quando o ar é liberado dos pulmões pela cavidade bucal.

Em respiradores bucais, apenas a boca realiza as trocas gasosas, o que afeta o rendimento dos atletas. “Se ele respirar apenas pela boca, terá muitas dificuldades na atividade aeróbica que tentar desenvolver. Nunca estará 100%, porque existe uma espécie de bloqueio às trocas gasosas”, afirma Eli Luis Namba.

Erosão dentária

Isotônicos e energéticos fazem parte do dia a dia dos atletas, não há como negar. O consumo deve ser moderado, porém, como afirma Robson Bastos.

De acordo com o especialista, tais bebidas favorecem de maneira acentuada alterações significativas na flora da cavidade bucal, devido ao seu caráter ácido – sem contar aquelas que são ricas em açúcar, outro ingrediente extremamente prejudicial à saúde bucal. A acidez deste tipo de bebida estimula a erosão dentária e pode levar à sensibilidade dos dentes.

Má oclusão

A má oclusão ocorre quando há um desencaixe entre as arcadas dentárias, caracterizada pelas mordidas profundas ou cruzadas e dentes desalinhados. Segundo Eli Luis, a má oclusão pode interferir na absorção de nutrientes, já que a digestão começa na boca, com a “quebra” dos alimentos.

Se essa quebra não é feita corretamente, pedaços maiores de alimento chegam ao intestino, que não consegue aproveitar todos os nutrientes presentes ali.

“Se o corpo não tem nutrientes, não tem energia também. A consequência disso são as fadigas musculares, que ocorrem com mais frequência quando não se absorve todos os nutrientes”, afirma o especialista.

Doenças periodontais

O acúmulo de placa bacteriana nos dentes é um dos grandes responsáveis pelas doenças periodontais. Elas afetam o tecido de suporte dos dentes, que envolve a gengiva e o osso alveolar. Gengivite e periodontite, da inicial à avançada, são focos infecciosos que podem contribuir para doenças sistêmicas.

O atleta tem uma tendência maior a desenvolver infecções do gênero, já que seu sistema imunológico funciona no limite pelo excesso de esforço físico e pela desidratação recorrente. Com as defesas em baixa, ocorrem os chamados picos da ação bacteriana, que dão origem às doenças periodontais.

A partir da boca, os micro-organismos ganham a circulação sanguínea, podendo migrar para diferentes partes do corpo. “Muitas vezes, as bactérias da boca são encontradas em outras lesões do organismo “, explica Robson Bastos. Essas bactérias também podem agravar lesões musculares, articulares, pneumonias e até mesmo abcessos cerebrais.

O especialista ainda alerta para um risco maior. Doenças periodontais podem favorecer doenças coronarianas, como a endocardite bacteriana. Ela ocorre quando as bactérias da cavidade bucal infectada migram para as válvulas cardíacas, causando a inflamação do músculo cardíaco. A endocardite é grave e pode ser fatal, principalmente entre atletas que exigem muito do coração.

Cárie e dor de dente

Uma boa higiene oral é fundamental para prevenir as temidas lesões de cárie. Em atletas e esportistas, o cuidado deve ser redobrado. Esse público desenvolve cárie com mais frequência, por conta de dietas e de suplementos ricos em sacarose, que são metabolizados pelas bactérias causadoras da cárie. Esses alimentos acabam impregnados nos dentes, e quando não são removidos na higienização bucal originam a lesão de cárie.

Quando a lesão avança, sem qualquer controle ou obstáculo, pode chegar à polpa do dente requerendo o tratamento de canal. Este percurso pode estimular fortes dores de dente nos atletas, uma das mais incapacitantes de todas. Com a dor em jogo e estresse nas alturas, esportistas perdem sua habilidade de concentração, extremamente importante em treinos intensos ou durante as competições.

Apertamento dos dentes

Todas as pessoas têm o hábito de apertar os dentes, em maior ou menor grau. Com os atletas, não é diferente. Em situações de extremo esforço muscular, eles fazem o apertamento dos dentes como uma forma de equilibrar o trabalho de força.

Além de aumentar o desgaste dentário, o gesto pode ser responsável por intensas dores de cabeça. É aí que entra um objeto que precisa acompanhar os atletas: os protetores bucais. Eles ajudam a evitar trincamentos, desgastes e outros danos decorrentes do apertamento dos dentes.

Além de prevenir traumas dentários em esportes de forte contato, como lutas e futebol, os protetores bucais também reduzem a força de impacto que chega à boca e à base do crânio, protegendo-o.

O protetor bucal ideal é aquele que não atrapalha a fala, a respiração e a deglutição. Ele deve ser moldado individualmente para a boca de cada atleta, levando em conta as características do esporte praticado.

Veja nesta live como a odontologia pode contribuir para a performance dos atletas. E a Dra Talyta Duarte vai apresentar o as suas pesquisas e como uma coleta de saliva pode contribuir nos treinamentos dos atletas e na periodização destes. Então assiste e faça a diferença na sua carreira no esporte.

ODONTOLOGIA DEL SUEÑO
Una buena calidad del sueño es indispensable para el buen rendimiento de los deportistas. La odontología del sueño es un área que trabaja en el diagnóstico y tratamiento de las condiciones de salud oral que pueden afectar al sueño. En este curso, trataremos en detalle lo que el odontólogo necesita saber sobre el sueño, así como los conceptos de los trastornos del sueño, lo que le permitirá realizar intervenciones para mejorar la calidad del sueño y, en consecuencia, el rendimiento de su paciente deportista.
DR. PAULO CUNALI
DR. MARCO TÚLIO
INTRODUCCIÓN EN ODONTOLOGIA DEL DEPORTE
En este curso, el Dr. Eli Namba, es una referencia en el área de la Odontología Deportiva y le introducirá en una nueva y prometedora especialidad de la odontología. En él podrás conocer las principales particularidades que te puedes encontrar a la hora de atender a deportistas en su consulta, además de profundizar en la multidisciplinariedad que aporta la Odontología Deportiva con el resto de especialidades de la odontología y las ciencias del deporte.
DR. ELI NAMBA
DTM – DISFUNCIÓN TEMPORO-MANDIBULAR
Debido a la alta prevalencia de apretamiento y bruxismo en los atletas, además de la ansiedad y el estrés de la rutina de las competiciones, la disfunción temporomandibular es una condición muy común en los pacientes atletas. En este curso, el profesor Dr. Daniel Bonotto, especialista en TMD y dolor oro facial, abordará los principales conceptos de TMD, además de los aspectos específicos que debe conocer para atender a estos pacientes en su consulta.
DR. DANIEL BONOTTO
CONFECCIÓN DE PROTECTORES BUCALES
Los protectores bucales deportivos son esenciales para los atletas profesionales, principiantes y practicantes de actividad física que se dedican a la práctica deportiva, especialmente para los deportes de contacto, ya que ayudan a prevenir los traumatismos orofaciales. Aquí aprenderá de forma completa cómo fabricar este increíble dispositivo, que ayudará enormemente a su paciente atleta en los entrenamientos diarios y en las competiciones. Con el Dr. Eli Namba, podrá aprender desde el moldeado, hasta la personalización y la higiene de los protectores bucales.
DR. ELI NAMBA
BOT – BRACKTLESS ORTHODONTIC TREATMENT
La técnica BOT (bracktless orthodontics treatment) surgió en Italia junto con la necesidad de realizar tratamientos de ortodoncia fija más estéticos, sin el uso de brackets. Además de la estética, la técnica ofrece otras ventajas interesantes para el paciente: no interfiere en la dicción y es más fácil de limpiar, entre otros beneficios que podrás comprobar durante el curso. El curso es impartido por el Dr. Ary Nunes, pionero de la técnica BOT aquí en Brasil.
dr. ary nunes
ODONTOLOGIA DO SONO
Uma boa qualidade de sono é indispensável para o bom desempenho dos atletas. A Odontologia do Sono é uma área que atua no diagnóstico e tratamento de condições da saúde bucal que podem afetar o sono. Neste curso, iremos abordar detalhadamente o que o dentista precisa saber sobre o sono, além dos conceitos dos distúrbios de sono, habilitando você para realizar intervenções a fim de melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, a performance do seu paciente atleta.
DR. PAULO CUNALI
DR. MARCO TÚLIO
INTRODUÇÃO EM ODONTOLOGIA DO ESPORTE
Nesse curso, o Dr. Eli Namba, referência na área de Odontologia do Esporte, vai te apresentar uma nova e promissora especialidade da Odontologia. Nele você irá conhecer as principais particularidades que pode encontrar ao atender atletas em seu consultório, além de se aprofundar na multidisciplinaridade que a Odontologia do Esporte trás com todas as outras especialidades da Odontologia e com as ciências do esporte.
DR. ELI NAMBA
DTM – DISFUNÇÃO TEMPORO-MADIBULAR
Por conta da alta prevalência de apertamento e bruxismo em atletas, além da ansiedade e estresse da rotina de competições, a disfunção temporomandibular é uma condição muito comum em pacientes atletas. Nesse curso, o Professor Dr. Daniel Bonotto, especialista em DTM e dor orofacial, irá abordar os principais conceitos da DTM, além das especificidades que você precisa saber para atender esses pacientes em seu consultório.
DR. DANIEL BONOTTO
CONFECÇÃO DE PROTETORES BUCAIS
Os protetores bucais esportivos são essenciais para atletas profissionais, amadores e praticantes de atividades físicas que se dedicam à prática esportiva, principalmente para esportes de contato, auxiliando na prevenção de traumas orofaciais. Aqui, você aprenderá de maneira completa como confeccionar esse dispositivo incrível, que vai ajudar muito o seu paciente atleta no dia-a-dia de treinos e competições. Com o Dr. Eli Namba, você vai poder aprender desde a moldagem, até a personalização e higienização dos protetores bucais.
DR. ELI NAMBA
BOT – BRACKTLESS ORTHODONTIC TREATMENT
A técnica BOT (bracktless orthodontics treatment) surgiu na Itália juntamente com a necessidade de realizar tratamentos ortodônticos fixos mais estéticos, sem a utilização de brackets. A técnica oferece além de estética, outras vantagens interessantes para o paciente: não atrapalha sua dicção e fornece maior facilidade para higienização, entre outros benefícios que você irá acompanhar durante o curso. O Curso é ministrado pelo Dr. Ary Nunes, pioneiro na técnica BOT aqui no Brasil.
dr. ary nunes
Ricardo Cunha
Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), especializado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (RJ) (2003), mestrado em fisiologia da performance pela Universidade Federal do Paraná (2008). Doutorado em biotecnologia na saúde no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (2011). Pós doutorando (2022 – 2024) no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) no Laboratório de Bioquímica do Exercício em Saúde (BioEx). Membro do comitê ENADE de elaboração das questões específicas do curso de Educação Física entre (2012 – 2014). Atualmente professor da Universidade Positivo nos cursos de Educação Física (presencial e semipresencial), Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia (semi-presencial), professor e coordenador na especialização nos curso de Biomecânica e Fisiologia (Faculdade Inspirar), professor nos cursos de especialização em Odontologia Desportiva e Nutrição esportiva. Tem experiência na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Exercício físico e variáveis bioquímicas, exercício físico relacionado a terapia celular (células-tronco) e plasma rico em plaquetas (PRP) no Trauma Raquimedular, no Infarto do Miocárdio, Lesão muscular e tendinosa na regeneração tecidual. Atualmente, é membro do Laboratório de Bioquímica do Exercício em Saúde (BioEx) desenvolvendo pesquisa com mecanismos REDOX e Doença de Parkinson.
Cristal Fernandez
Doutora em Odontologia UNICSUL (SP), Mestre em Clínica Odontológica (EBMSP), Especialista em Prótese Dentária, Especialista em Dentística e Especialista em Odontologia do Esporte. Professora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Coordenadora e Professora do Curso de Especialização e Atualização em Dentística do Instituto PRIME, Coordenadora e Professora do Curso de Especialização em Odontologia do Esporte (Sports Dental – Curitiba)
Daniel Bonotto
É Doutor em Odontologia pela PUCPR (2013), Mestre em Ciências da Saúde pela PUCPR (2010), Especialista em DTM e Dor Orofacial pela Universidade Federal do Paraná (2005). Tem experiência na área de DTM e Dor Orofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Viscossuplementação das ATM, Protocolos não invasivos para controle de DTM, Alterações funcionais sobre desenvolvimento articular, Cefaléia e DTM e Odontologia do esporte. Atualmente é professor adjunto do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná e Coordenador do curso de Especialização em DTM e Dor Orofacial da UFPR.
Marco Tulio Bocanegra
Cirurgião Dentista formado pela Universidade de Guadalajara, certificado em Odontologia Cosmética e Estética Dentária, especialista e pioneiro no México em Odontologia Esportiva. Fundador da Black Mouthguards, palestrante da Keystone Industries na América Latina, Speaker da Vamasa. Professor da pós-graduação em Odontologia do Esporte na Sports Dental Academy no Brasil, palestrante Internacional em Odontologia do Esporte, membro da ASD, ABROE, CLOD, EA4SD e DTG.
Ary Ferreira
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Residência em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares no Hospital do Exército em Recife. Especialista em ortodontia pela UNIGRANRIO-RJ. Mestre em Ortodontia pela UNIARARAS – SP. Especializando em Odontologia do Esporte – ABO- RS. Membro da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial. Membro da Academia Brasileira de Odontologia do Esporte. Diretor da AN Odonto. Coordenador de Saúde Bucal do Santa Cruz Futebol Clube – Recife – PE. Palestrante de Ortodontia e Odontologia do Esporte. Professor do Curso de Pós-Graduação em Ortodontia – CPGO/FACSETE – Recife – PE. Invisalign Doctor.
Eduardo Morais
Doutor em Odontologia com ênfase em Dentística Restauradora (PUC-PR) Mestre em Odontologia Clínica (UP) Especialista em Prótese Dentária (UFPR) Especialista em Saúde Coletiva (UP) Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM-DOF – UFPR) Professor de Prótese Fixa e Clínica Integrada – Universidade Federal do Paraná – UFPR Professor da Especialização em Prótese Dentária – UFPR Professor da Especialização em Prótese Dentária – ABO-PR Professor convidado de cursos de Especialização em Implantodontia – SL MANDIC e UFPR Palestrante e Consultor Atuação em Consultório Particular desde 2003 – Prime Odontologia Especializada Idealizador do canal Pocket Prótese – Cursos e dicas online.
Luciana Signorini
Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia quando foi membro do Programa de Educação Tutorial – PET. Mestre em CiêncaPossui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (2000), doutorado em Ciências da Saúde pela PUC-PR (2008) e pós-doutorado em Odontologia pela PUC-PR e Universidade do Porto – Portugal (2010). Atualmente é professora do curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial da Universidade Positivo, e Cirurgia Buco Maxilo Facial dos Hospitais Vitória, Nossa Senhora das Graças, Marcelino Champagnat, INC e Nossa Senhora do Rocio, e atua na a área de Cirurgia Bucomaxilofacial em consultório particular (Signorini Odontologia) em Curitiba. Tenho experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia ortognática, cirurgia da ATM, artroscopia da ATM.ias Odontológicas pela USP-SP. Doutoranda em Dentistica USP-SP. Membro do núcleo de pesquisa, ensino e extensão de Lesão Cervical Não Cariosa e Hipersensibilidade Dentinária – LCNC FOUFU, e também membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Clínica – HD (Gpec-HD USP)
Andrea Tolentino
Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia quando foi membro do Programa de Educação Tutorial – PET. Mestre em Ciências Odontológicas pela USP-SP. Doutoranda em Dentistica USP-SP. Membro do núcleo de pesquisa, ensino e extensão de Lesão Cervical Não Cariosa e Hipersensibilidade Dentinária – LCNC FOUFU, e também membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Clínica – HD (Gpec-HD USP)