A Odontologia do Esporte, também conhecida como Odontologia aplicada ao esporte, tem como objetivo prevenir e tratar os traumatismos dentários e orofaciais ocasionados pela prática esportiva, buscando a manutenção da saúde bucal do atleta, compartilhando conhecimentos com outros profissionais da saúde inseridos nesse contexto, além de promover a saúde com a intenção de aprimorar ou não prejudicar o desempenho físico. Afinal, atletas e praticantes de atividades físicas têm maior probabilidade de sofrerem lesões e problemas bucais, o que pode afetar diretamente seu desempenho esportivo.
Você sabia que a prática de exercícios físicos pode causar alterações metabólicas que impactam a saúde bucal?
Um exemplo disso são as pessoas que realizam atividades isométricas, como alguns exercícios de crossfit, que podem apertar os dentes e contrair os músculos da face, ocasionando desgastes patológicos dos dentes e problemas na articulação da mandíbula. Além disso, muitos praticantes de atividades físicas também fazem uso de suplementos alimentares, o que pode alterar o pH bucal, tornando-o mais ácido e causando aumento da sensibilidade dental e envelhecimento precoce dos dentes.
É nesse contexto que a Odontologia do Esporte se torna fundamental, visando prevenir e conscientizar atletas e praticantes de atividades físicas sobre a importância da saúde bucal. “Queremos disseminar a importância da Odontologia aplicada às ciências do esporte para melhorar a saúde bucal dos atletas, e, eventualmente, melhorar o desempenho e a segurança”, afirma o Dr. Eli Namba, especialista em Odontologia do Esporte. Além disso, é importante destacar que a aplicação da Odontologia ao meio esportivo também contribui para tornar as atividades esportivas mais seguras para todos os praticantes, não apenas para os atletas profissionais.
Um exemplo concreto do quanto a Odontologia é importante no meio esportivo é observado nos casos de Cissokho e Casemiro. O primeiro deixou de ser contratado pelo Milan, da Itália, devido a problemas bucais, enquanto o segundo, atleta do Real Madrid e da Seleção Brasileira, foi cortado de uma das partidas das eliminatórias por apresentar inflamação dentária.
Como é realizado o trabalho do dentista do esporte?
O dentista do esporte atua levando em consideração as alterações metabólicas que o exercício físico pode causar, bem como o calendário esportivo dos atletas e as regras das modalidades esportivas.
“Se o atleta tiver uma boa saúde bucal, poderá ter um melhor desempenho”, afirma Dr. Eli Namba, especialista em Odontologia do Esporte. Afinal, a saúde bucal é um aspecto importante para o desempenho esportivo de forma geral, contribuindo para a performance dos atletas e praticantes de atividades físicas
A Odontologia do Esporte é fundamental para a saúde bucal dos atletas e praticantes de atividades físicas. Quer saber mais sobre essa especialidade? Será um prazer apresentá-la a você, pois é o propósito da Sports Dental que profissionais e acadêmicos de Odontologia tenham conhecimento sobre a importância dessa área. Queremos te presentear! Clique aqui e garanta o seu e-book gratuito.