A frase pode ser polêmica, porém, faz todo o sentido, e em breve você irá entender!
Entrevistamos o Dr. Ary Nunes, um dos nossos professores da especialização em Odontologia do Esporte.
De toda forma, imaginamos que esteja curioso(a) para entender melhor a citação do início. E para isso, não deixe de conferir a entrevista que preparamos!
Sports Dental: Dr. Ary, como chegou à conclusão de que a Odontologia do Esporte trouxe a boca de volta ao corpo?
Dr. Ary: em minha concepção, até mesmo por conta da graduação dos cursos, como em medicina, fisioterapia, e educação física, pois ela contém ensinamentos de um corpo sem boca. Porque sabe-se muito do corpo como um todo, mas dá-se muito pouco sobre a boca.
Já na Odontologia, tratamos de uma boca sem corpo. Porque a gente fala muito sobre boca, sobre osso, sobre dente, sobre maxila, sobre mandíbula, mas não coliga em relação ao corpo. Então, a Odontologia do Esporte, como é uma especialidade abrangente, que congrega todas as demais especialidades, fez com que a gente conseguisse trazer a boca de volta ao corpo, mostrando as repercussões bucais:
● em relação à coluna vertebral;
● em relação à distribuição de peso corporal; e
● em relação ao aparecimento de lesões ascendentes e descendentes.
Então, quando eu digo que a boca voltou ao corpo, é porque, por meio da Odontologia do Esporte, a gente conseguiu integrar e compreender que não podemos fragmentar o diagnóstico bucal. Ela tem que estar junto ao corpo para que a gente avalie a repercussão de uma respiração bucal, uma questão postural, para que a gente compreenda que uma ausência dentária pode fazer com que as articulações temporomandibulares, as ATMs, que tem que funcionar ao mesmo tempo, podem estar sobrecarregadas ou de um lado ou do outro.
Então, tudo isso me fez crer que a Odontologia do Esporte trouxe a boca de volta ao corpo.
Sports Dental: Dr. Ary, que conclusão! Meu Deus, fez todo sentido! Imagino que o nosso leitor esteja refletindo sobre tudo o que o doutor nos explicou. Agradecemos imensamente a sua participação em nosso blog e nos sentimos honrados em tê-lo como professor em nossa especialização.
Que entrevista esclarecedora e que agregou muito valor ao nosso trabalho e conhecimento! O Dr. Ary é professor da disciplina “Ortodontia em Atletas” na pós-graduação, e também professor do nosso curso de curta duração “Técnica BOT” Ortodontia sem Braquetes, sendo esta, uma técnica italiana com muitos benefícios e com uma história muito legal. E se você quer conhecer a nossa pós-graduação, clique aqui. Agora, se você tem interesse em conhecer o curso da Técnica BOT, clique aqui.
Até o nosso próximo tema! Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber nosso conteúdo.