Para um atleta, a ingestão de isotônicos , géis de carboidrato e suplementos é de grande importância para a reposição de água e sais minerais perdidos durante o treino. Assim como a ingestão de grande quantidade de calorias (divididas em várias refeições), para a reposição de nutrientes e estoque de energia.
O problema é que, ao serem ingeridos, esses produtos e refeições compostos por CARBOIDRATOS/AÇÚCARES , ficam retidos nas reentrâncias dentárias e língua.
Para agravar a situação, o exercício intenso ainda causa diminuição do fluxo salivar – sensação de B OCA SECA – , deixando deficiente a função de LIMPEZA da saliva e a cavidade bucal altamente ÁCIDA . Assim, se tornam grandes as chances de desenvolvimento de CÁRIE , EROSÕES (que causam sensibilidade dentária) e outras INFECÇÕES BUCAIS .
Por isso atleta e amador esportivo, tenha sempre consigo o seu kit milagroso de escova+creme dental+fio dental para realizar a sua HIGIENE BUCAL no PÓS-TREINO e APÓS AS REFEIÇÕES com capricho! Assim você mantém saudável a sua mastigação e garante a sua ingestão de calorias diárias para uma boa performance nos treinos e competições!
Autora: Juliana Órsia.
Referências:
“Acidic diet and dental erosion among athletes”, Australian Dental Journal, 2002.
“Elite Athletes and Oral Health”, University of Otago, Oral Sciences, New Zealand, 2011.